Dicas e informações

Nomofobia

21/09/2017


Nomofobia 
Cada vez mais as pessoas não conseguem desgrudar do smartphone e esse hábito pode trazer consequências físicas e psicológicas.


Sintomas 
Fissura: 
*usa o telefone celular para se sentir melhor, quando está pra baixo. 
Abstinência: 
* quando não está com o aparelho fica preocupado e ansioso em perder chamadas ou mensagens; 
* acha difícil desligar o aparelho em situações obrigatórias, como no avião ao decolar;
Consequências negativas para a vida: 
* atrasa em compromissos por ficar muito tempo no celular; 
* gasta valores elevados na compra do aparelho e nas contas; 
* ocupa-se demasiadamente com o celular quando deveria estar fazendo outras coisas; 
* a produtividade no estudo e/ou trabalho reduz como resultado direto deste padrão de uso do celular; e) recebem mais multas de trânsito.
Perda de controle: 
*os amigos ou familiares reclamam do padrão de uso do celular, podendo atrapalhar os relacionamentos; 
* permanece conectado ao celular por períodos muito maiores do que gostaria;
Tolerância: 
* aumento progressivo no tempo que fica usando o celular; 
* incapacidade de gastar menos tempo usando o aparelho.


DICAS: 
Então, se a primeira coisa que você faz quando acorda é olhar o seu celular; se checa o seu telefone de cada 5 a 30 minutos; se dorme com o celular no seu quarto (pior ainda se for do lado da cama); se sempre arranja uma desculpa para levar o celular para o banheiro (para o chuveiro, é mais grave!) e, se anda com ele na mão a maior parte do tempo, você pode ter dependência do celular. Assim, aqui vão algumas sugestões que poderão te ajudar:


Não perca o seu sono
Jamais leve o celular para a cama. Desligue-o e deixe ele fora do seu quarto. Se a sua desculpa é que você usa ele para despertar, compre um despertador. Acordou? Use a regra dos primeiros 45 minutos* Ao acordar, você deve se preparar para o dia que terá pela frente, ir no banheiro, preparar o seu café da manhã, se alongar, se vestir e arrumar. Se for casado (a), beije seu parceiro (a). Os primeiros 45 minutos são seus. Não cheque o celular antes disso. * Se você for mulher, amplie para 60 minutos. Carro ligado, celular desligado. Desligue o celular no seu período mais produtivo. Ao longo de algumas horas, desligue o seu celular e coloque longe do seu alcance (numa bolsa ou gaveta). Só ligue quando completar o seu trabalho.


Saia da Matrix
Não deixe aquela máxima ser verdadeira para você: “O celular aproxima quem está longe, mas afasta quem está perto! ”. Em qualquer reunião; nas refeições; brincando com seus filhos; confraternizando com os amigos, tudo isso é mais importante que o seu celular. Viva no mundo real e dê atenção ao que há a sua volta e a quem te ama e se importa contigo.


Agora, se nada disso ajudar, talvez você precise de uma avaliação de um profissional de saúde mental. Mas neste caso, não se esqueça! Desligue o celular antes de entrar no consultório…#Psicologia Prumoclin Fone: (51) 3093-0109



voltar

 

Copyright 2013

Desenvolvido por: